PNEUMATOLOGIA
FUNDAMENTAL BÍBLICA 2019
«À Cristologia e especialmente à Eclesiologia do
Concílio deve suceder um estudo e um culto novo ao Espírito Santo, como
complemento que não pode faltar ao ensinamento conciliar» (Paulo VI 6.6.’73).
«O Espírito é também, em nossa época, o agente
principal da Nova Evangelização»; «Sempre, quando intervém, o Espírito nos
deixa surpreendidos, suscita eventos cuja novidade pasma; muda radicalmente as
pessoas e a história. ... Sob a guia do mesmo Espírito, a Igreja tem redescoberto
como constitutiva de si mesma a dimensão carismática ...» (João Paulo II, Carta
Apostólica “Tertio Milênio Adveniente).
À luz destes apelos, se torna evidente a importância e atualidade da Pneumatologia para os nossos
tempos. Daí a proposta de um Curso universitário, com a finalidade de
introduzir aos fundamentos bíblicos desta disciplina, descobrindo as riquezas
inesgotáveis deste referencial primário representado pelo Pneuma (Espírito).
Na sua fundamentação bíblica, Pneumatologia é disciplina teológica e antropológica.
- a)
Com clareza, dentro da teologia paulina, ela é disciplina
antropológica, sendo uma vez reconhecido que o ser humano é uma totalidade
(holókleron), na composição de «espírito (pneuma) e alma (psiché) e corpo (soma)» (1 Tes 5, 23). Na
nossa cultura ocidental, dos três, o espírito parece ser o
valor menos considerado, até desaparecendo no estereótipo cultural comum
de “corpo
e alma”, “corpo mortal - alma imortal”, com perda das
conotações próprias do espírito e do devido equilíbrio entre as três
componentes. Assim, a frente de inúmeras instituições acadêmicas relativas
ao corpo e à psiché, quanto ao espírito, parece ter que
reconhecer uma singular falta e ausência. Será, portanto, entre as tarefas
específicas do Curso (1a parte), evidenciar e resgatar este valor próprio
do espírito dentro do quadro
antropológico-bíblico, conforme o qual a “alma vivente” é chamada e
orientada a se tornar “espírito vivificante” (1 Co 15, 45).
- b)
Pneumatologia é disciplina teológica evidentemente fundamental,
que encontra seu lugar, de norma, depois da Cristologia e como cumprimento da Cristologia,
abrindo consequentemente à Escatologia. No seu referencial ao Espírito Santo, ela entra também
constitutivamente no quadro teológico do Mistério Trinitário. A
importância do Pneuma na S. Escritura é destacada desde o início do Antigo e do Novo
Testamento, mesmo aparecendo em ambos, sua reconhecida prerrogativa
vivificante e fecundante.
São muitos os sinais dos tempos que apontam para uma atualidade da Pneumatologia na vida da
Igreja. Entre outros, um destaque particular pode ir para os vários movimentos
de inspiração ‘carismática’ que atestam uma vitalidade, por alguns aspectos, nova na vida da
Igreja. A «redescoberta da dimensão carismática como constitutiva na Igreja»,
referida pelo Papa João Paulo II, representa uma afirmação importante para uma
reconsideração dos fundamentos da Igreja, conforme o enunciado paulino: «Edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e dos
Profetas» (Ef 2, 20). Sem dúvida, ao longo da sua historia, a Igreja pode
reconhecer quanto a sua vitalidade tenha sido dependente desta componente
‘carismática’, o «Novum» - juntamente com o «Bonum e o Unum» – sendo prerrogativa própria do Espírito.
Amplos campos se abrem portanto, hoje, para esta «Nova Evangelização da
qual o Espírito é agente principal» (João Paulo II); ao mesmo tempo, sempre com maior
urgência se propõe a necessidade de um aprofundamento no que diz respeito
ao discernimento dos carismas, conforme o convite paulino: «Não extingais o
Espírito; não desprezeis as profecias; examinai tudo; retende o que é bom»; 1 Ts 5,19-21).
Daqui a necessária correlação também com uma renovada atitude pastoral.
1. Objetivo
Aprofundar a disciplina “Pneumatologia”, de grande importância e
atualidade na vida da Igreja. De forma mais específica, o objetivo será
oferecer o conhecimento teológico e espiritual junto com uma fundamentação
bíblica quanto mais rigorosa, tornando mais eficaz a sucessiva comunicação
pastoral.
2. Público Alvo
O Curso é destinado a todos aqueles – internos e externos - que podem
ter interesse para o assunto especificado, seja do ponto de vista do
conhecimento teológico-bíblico, seja em vista de uma prática pastoral.
3. Vagas
60 vagas
4. Local
Campus de Federação
5. Carga Horária
40h
6. Datas
Aulas aos sábados, das 08h às 12h30, nas seguintes datas:
Janeiro: 19 e 26
Fevereiro: 2, 16 e 23
Março: 9, 16
7.
Conteúdo Programático
n I -
Pneumatologia, disciplina do pneuma
- 1.
Primeiras noções
- 2. Respiração e Sopro, Alma e Espírito: uma distinção bíblica prévia e necessária
- 3. Os vários níveis de definição do Pneuma:
- nível antropológico (o ser humano: «espírito e alma e corpo» (1 Ts 5,23);
- nível teológico («Deus é Espírito»: Jo 4,24);
- nível angélico (Hb 1,7);
- nível entitativo (várias referências).
n II - Atualidade da Pneumatologia no Magistério da Igreja (últimos Pontífices)
- Textos significativos
- Leituras recomendadas
- Excursus: Gioacchino da Fiore, profeta da «Era do Espírito Santo»
n III - Noção geral de Pneuma heb. Rûah
- 1. Pneuma - Rûah
- a)
O gênero
- b)
Identificação e distinção a respeito de ‘Deus’
- c) Rûah e sua associação aos
Nomes divinos
- d)
Caráter dinâmico e noção de espiração
- 2.
A Rûah no texto de Gn
1, 2
- a)
O Espírito e as águas
- b)
O Espírito relacionado à ordem de criação
- c)
Espírito vivificante e fecundante
n IV
- A noção de “Espírito Santo” do At para o Nt
- 1.
O “Espírito Santo” no AT
- 2.
O Espírito “Santo” no NT
- O
Espírito Santo ‘precursor’
- O
Espírito Santo ‘cursor’
- O
Espírito Santo ‘postcursor’
n V - O Espírito e a “Agua viva”:O Diálogo de Jesus
com a Samaritana
- 1.
Jo 4, 5-30: texto grego e tradução portuguesa
- 2. As circunstâncias do encontro e a hora do “meio dia”
- 3. «Fonte» e «poço»: o distinto valor arquetipal
- 4.
«Água viva, jorrante em vida eterna»
- 5.
O arquétipo da ‘superabundância’
- 6.
Jesus doador do “dom” do Espírito
- 7.
A ‘estrutura’ da perícope
- 8.
Qual o dom e quem é o doador
- 9.
Jesus-Eu Sou, doador da «água viva»
- 10.
O “rio” depois da “fonte” (a seguir)
n Ficha sintética sobre o diálogo de Jesus com a Samaritana (Jo 4)
n VI - Constelação conceitual do Pneuma e área
pneumatológica
- 1.
Constelação conceitual
- Imagens - Símbolos
- Títulos - Atribuições
- Prerrogativas
- Virtudes pneumatológicas
- Dons do Espírito
- O Conceito fundamental da Pneumatologia bíblica
- 2.
O Paradigma Nome-Memorial
- 3.
Exercício de discernimento
n VII – Excursus Ascética
e Mística e natureza da experiência mística cristã
- 1.
Ascética e Mística
- 2.
Ascética: caráter específico
- 3.
Mística: discernimento prévio em relação ao ‘Misticismo’
- 4.
Procura de uma definição de “experiência mística” cristã
- 5.
Caracteres da experiência mística
- 6.
Autores clássicos da literatura mística cristã
n VII - O
Pentecostes, “Dies Natalis” da Igreja
- 1.
O além da Pneumatologia em relação à Cristologia do «Eu Sou».
Rumo ao Pentecostes.
A centralidade do conceito de Voz nos termos descritivos da perícope
pentecostal:
exame do conceito em todo o arco escriturístico (parte 1a).
- 2.
Exame do conceito de Voz em todo o arco escriturístico (parte 2a);
discernimento em relação ao conceito de Palavra.
Voz e Palavra com relação à Pneumatologia e Cristologia.
- 3.
Pentecostes: exame aprofundado da perícope de At 2, 1-13.
Aspectos históricos, literários (estruturas subjacentes), exgéticos,
hermenêuticos e
teológicos. Destaque sobre a centralidade do conceito de Voz.
- 4.
O Pentecostes como evento Pneumatológico e Cristológico.
O “cumprimento” de Pentecostes.
- 5.
O Universalismo do Pentecostes e o “dies natalis” da Igreja.
- 6.
Chamados sintéticos e conclusões sobre o Pentecostes e o Curso inteiro.
- 7.
Exercício de discernimento, interlocutório com os alunos,
sobre os principais assuntos desenvolvidos ao longo do Curso.
8. Corpo
Docente: Prof. Francesco Bindella
Possui Mestrado em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade
Gregoriana (Roma 1972) e Doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia
Faculdade S. Tomás de Aquino (Nápoles 1991). É Professor na Faculdade S. Bento
da Bahia, ministrando cursos de Teologia Bíblica e Pneumatologia. Na Itália é
Diretor do Centro de Estudos teológicos-bíblicos Il Presidio (Associação Civil
e Canônica da Diocese de Fano, desde 1980). E autor da Collectio Praesidium Assisiense
(Edições Porziuncola, Assis), coleção de textos que tem inaugurado uma mova
linha hermenêutica numa revisitação de temáticas bíblicas, teológicas e
espirituais, a partir do fundamento bíblico do Eu Sou. É sócio ordinário da
Associação Teologica Italiana (ATI) e da Associação Biblica Italiana
(ATI).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4468128515541219
9. Certificação
O certificado será
emitido pela Universidade Católica do Salvador, encaminhados por meio digital
após a conclusão do curso para os alunos que tiveram frequência de 75% da carga
horária total do curso.
10. Investimento estimado
R$ 80,00
Informações:
(71) 3206-7979
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